Desequilíbrios e o processo das doenças - corpo - mente - emoções. Segundo os princípios do Ayurveda.




Faça da sua alimentação o seu primeiro remédio, e da sua cozinha a sua primeira farmácia!



No Ayurveda, para compreendermos a doença, é essencial sabermos o que significa saúde. Uma condição de saúde existe quando o fogo digestivo (agni) está equilibrado, os princípios vitais (vata-pitta-kapha) estão em equilíbrio, os três produtos de excreção (urina, fezes e suor) são produzidos em níveis normais e equilibrados, os sentidos estão funcionando normalmente, e quando o corpo, a mente e a consciência estão em harmonia.

Quando qualquer um desses sistemas fica desequilibrado, inicia-se o processo da doença.

O equilíbrio desses sistemas e funções é responsável pela imunidade, e mesmo as doenças contagiosas não poderão afetar a pessoa que estiver com boa saúde. Dessa forma, os desequilíbrios do corpo e da mente, são responsáveis pela dor física e psicológica.

O início de toda doença é causada pelo desequilíbrio dos três humores (vata-pitta-kapha), com o distúrbio de um dos três, que pode ou não desequilibrar os outros dois.

A constituição individual determina a tendência á doença. Pessoas com constituição Kapha, têm uma tendência para doenças de kapha, e podem sofrer de amigdalite, sinusite, bronquite e congestão pulmonar, por exemplo. Pessoas com constituição Pitta, podem desenvolver com mais facilidade distúrbios provocados por Pitta, como males da vesícula biliar, formação de bílis, perturbações hepáticas, hiperacidez, úlcera gástrica, gastrite e doenças inflamatórias. E pessoas com predominância de Vata, tendem a desenvolver mais distúrbios de Vata, propensas á formação de gases, dor nos quadris, artrite, dor ciática, paralisia, nevralgia, etc.

O Ayurveda afirma que cada humor “habita”, ou concentra-se mais, em um determinado local do corpo, apesar dos três humores estarem presentes no corpo inteiro. Portanto, os distúrbios físicos de cada humor iniciam-se no seu local de origem, na sua casa. Os desequilíbrios de Vata iniciam no intestino grosso, as desordens de Pitta originam-se no intestino delgado, e os distúrbios de Kapha iniciam no estômago. São nestes locais onde surgem os primeiros sinais de que existe algum desequilíbrio.

Os humores acumulam-se por várias razões, desde tensões, stress, emoções reprimidas, hábitos alimentares inadequados, prática incorreta de exercícios, etc.

O principal objetivo dos ensinamentos do Ayurveda, é evitar que os humores se acumulem e se desequilibrem. É por isso que o Ayurveda dá tanta importância ás práticas de rotina diária - estilo de vida e alimentação, pois é o que fazemos todos os dias, que constrói um estado de saúde ou de doença.

O desequilíbrio causador da doença pode originar-se na consciência, na forma de alguma emoção ou percepção negativa, e depois manifestar-se na mente, onde a doença pode ficar guardada de um modo oculto, na forma de raiva, medo ou apego. Essas emoções podem manifestar-se dentro do corpo através da mente. Cada humor está relacionado com algumas emoções. Medo reprimido, por exemplo, provocará transtornos de vata; raiva irá gerar desequilíbrios de Pitta, e inveja, cobiça e apego, agravam Kapha. Esses desequilíbrios emocionais permitem que o corpo todo fique propenso a doenças, pois afetam o sistema imunológico e o fogo digestivo (agni).

O desequilíbrio pode também ocorrer primeiramente no corpo físico e depois manifestar-se na mente e na consciência. Hábitos de vida, alimentação, ambiente e estações que tenham características semelhantes ao humor predominante no organismo da pessoa, podem provocar um aumento no dosha (humor). Neste caso, o desequilíbrio manifesta-se primeiro no nível físico, e mais tarde afetará a mente. Vata aumentado provoca medo, depressão e nervosismo. Pitta perturbado causa raiva, ódio e inveja. E Kapha desequilibrado gera possessividade, cobiça e apego.

Segundo o Ayurveda, o processo da doença tem seis estágios: 1º - Acumulação; 2º - Desequilíbrio; 3º - Inundação; 4º - Movimento; 5º - Manifestação; 6º - Complicações. Sendo que no primeiro estágio é um desequilíbrio leve e no sexto estágio a doença já está crônica ou transformou-se em um câncer. Na medicina ocidental, muitas vezes os exames só acusam alguma doença quando ela está no quarto ou quinto estágio, ou seja, quando a doença já está crônica e não tem mais como reverter o quadro, quando a solução é somente amenizar os sintomas. Além de ser uma medicina preventiva, que nos possibilita observar a nossa constituição original, e buscar um estilo de vida que evite o aumento do dosha predominante, o Ayurveda identifica a doença quando o desequilíbrio ainda está no primeiro estágio, quando é possível reverter a situação de desequilíbrio e harmonizar o dosha com métodos muito simples. Com esses métodos simples, podemos evitar que o dosha continue aumentando, e que se espalhe e desorganize o nosso estado de saúde.

Sendo uma medicina que observa o ser humano em todos os seus aspectos (físico- mental-emocional-espiritual), o Ayurveda nos apresenta uma inter-relação entre corpo-mente-emoções, e através dela podemos compreender que existe uma ligação direta entre dieta, hábitos de vida, ambiente e desordens emocionais. Cada humor afeta todo os aspectos dos nossos corpos, e por isso, o cuidado diário com a nossa alimentação, estilo de vida, mente, emoções e consciência, são fundamentais para a manutenção da nossa saúde. Através de uma rotina diária, o Ayurveda nos convida todos os dias a nos conectarmos com o momento presente, com o nosso corpo e com a nossa mente, para construirmos dia após dia, um modo de viver saudável e feliz.



Referências:

Lad, Vasant. Ayurveda - A ciência da autocura - um guia prático. São Paulo. Ground. 2007.

Lad, Vasant. Textbook of Ayurveda - Fundamental Principles. Albuquerque, New Mexico. The Ayurvédic Press. 2002.

Verma, Vinod. Ayurveda - a medicina que promove a saúde integral. Rio de Janeiro. Nova Era. 1995.












Nenhum comentário:

Postar um comentário